sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cidade socialista na espanha é imune a crise


A única cidade espanhola que não está em crise é uma cidade socialista: chama-se Marinaleda, cidade da Província de Sevilla, região de Andalucia, no sul da Espanha, é um oásis de prosperidade e tranquilidade em meio à dramática crise que acontece no resto do país. A situação de Marinaleda, socialista, contrasta com o resto da Espanha, capitalista, mostrando claramente à superioridade do sistema socialista.

Há 33 anos (desde 1979) a cidade é governada por um prefeito comunista que tem sido re-eleito sucessivamente, é o prefeito mais antigo da Espanha e também foi o prefeito mais jovem do país quando foi eleito pela primeira vez. Seu nome é Juan Manuel Sánchez Gordillo (homem que está na foto da publicação).

Em Marinaleda o desemprego é entre 0% e 4%, num país onde o índice de desemprego supera os 25%. A criminalidade da cidade socialiista espanhola é nula, tanto que sequer existe policia na cidade, não precisam disso. A prefeitura também jamais teve que aplicar uma multa sequer (desde que o prefeito comunista assumiu o cargo). As decisões da prefeitura são tomadas em assembleias populares. E a especulação imobiliária não existe. Enquanto que no resto da Espanha a hipoteca de uma casa custa em media 1000 euros ao mês, em Marinaleda sai por 15 euros ao mês. Na cidade, o prefeito ganha o mesmo salario que o resto dos trabalhadores da cidade. Marinaleda mostra o contraste entre uma cidade próspera, governada pelo sistema socialista, e um país neoliberal decadente e em crise, com pessoas endividadas, com altos índices de desemprego e gente sendo retirada das suas casas porque sequer tem como pagar a hipoteca. Se na cidade estão bem apesar da crise no resto do país, imagina então se o país não estivesse em crise.

Em Marinaleda, o prefeito substituiu a foto do rei da Espanha (que habitualmente decora os gabinetes de prefeitos pelo país afora) pelo retrato de Che Guevara, o ídolo do prefeito. O prefeito também participa das ocupações de terras ociosas e faz greve junto com os demais trabalhadores, além de já ter invadido bancos e até o palácio do governo. O prefeito comprou uma assinatura da TV a pago e a distribuiu para todos os habitantes da cidade porque entende que a cultura e informação deve ser gratuita e acessível à todos.

Houve uma época em que o prefeito de Gordillo ocupou com os demais habitantes as terras de um latifúndio durante 12 anos até expulsar o latifundiário da cidade. O latifúndio então foi entregue aos trabalhadores para uso coletivo.

2 comentários:

  1. Faz-me rir uma cidade que na verdade menor que um bairro com a população de 2670 habitantes . Ali se todos fossem anarquista funcionaria a mesma coisa . Voces socialistas são impressionantes pegam um fato irrelevante e fazem uma enorme propaganda , e a URSS, europa oriental caiu porque?

    ResponderExcluir
  2. cara kkkkkk isso e de se rir vocês socialista dever ter nascidos de uma transa de extraterrestres não tem outra explicação puta que pariu kkk

    ResponderExcluir

Obs: Nenhum comentário postado aqui sera excluído porem peço para que não coloquem barbáries, nem achismo, por que este é um blog serio, a e principalmente não coloque tolices preconceituosas, religiosas e etc.