sexta-feira, 1 de março de 2013

Isso que é presidente

O presidente do Uruguai chegando ao trabalho no seu fusca, em 2010.

José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica é um agricultor e político uruguaio, atual presidente da República Oriental do Uruguai, eleito em 2009.

Sem contas bancárias ou dívidas, sua vida simples não é mera figuração ou tentativa de construir uma imagem, seguindo orientações de um marqueteiro, mas faz parte de sua trajetória política de esquerda.

Já foi deputado, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca e, durante a juventude, militou em atividades de guerrilha, como membro do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros. Mujica teve importante papel no combate à ditadura civil-militar no Uruguai e passou 14 anos na prisão, de onde só saiu no final da ditadura, em 1985

Mujica é casado com a também ex-militante Lucía Topolansky, sua companheira há quase 40 anos e recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário para ONGs e pessoas carentes. Mora em sua pequena fazenda nos arredores de Montevidéu e para ele o restante que sobra do seu salário (cerca de R$ 2.538,00 aproximadamente 970 €) é o suficiente para se manter.

“Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com bem menos”, diz o presidente.

Quando não está realizando trabalhos oficiais, o chefe de Estado anda sem motorista em seu automóvel e faz suas próprias compras no bairro, ao mesmo tempo em que é comum vê-lo comendo em restaurantes populares com seus colaboradores no entorno da sede do Governo, no centro de Montevidéu.

Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai José Pepe Mujica ainda mora em sua pequena fazenda em Rincon del Cerro, nos arredores de Montevidéu, com sua esposa e a cadelinha de três patas do casal. “A casinha de teto de zinco é suficiente”, diz ele. “Que tipo de intimidade eu teria em casa, com três ou quatro empregadas que andam por aí o tempo todo? Você acha que isso é vida?”, questiona Mujica.

Nascido em Montevidéu, de classe média baixa, órfão de pai aos 9 anos, Mujica não se vê pobre e cita o filósofo romano Sêneca: “Pobre não é aquele que tem pouco. Pobre é quem necessita muito e deseja mais e mais”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Nenhum comentário postado aqui sera excluído porem peço para que não coloquem barbáries, nem achismo, por que este é um blog serio, a e principalmente não coloque tolices preconceituosas, religiosas e etc.