sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O socialismo cubano: Triunfo de nossas utopias


Muito pergunta-se “o que é o socialismo?” ou “o socialismo deu certo?”. Para responder a essas perguntas, devemos fazer uma analise baseada na questão central do movimento socialista: as condições de vida da classe trabalhadora. E para fazer tal analise mais corretamente, seria prudente comparar as condições de vida da classe trabalhadora entre ummodelo socialista e um capitalista. Para fazer minha analise, compararei as condições de vida do operariado de Cuba e do Brasil, um regime socialista e outro capitalista.

Enquanto no Brasil 6% da população esta desempregada, em Cuba esse numero não chega nem a 1,5%. Parece pouco, mas se considerarmos as dimensões populacionais brasileiras, vemos o descaso que é por parte do governo brasileiro com a população mais pobre, que fica relegada, assim, para a posição de lumpemproletariado.

Talvez lumpemproletariado poderia ser considerada, também, a população que vive abaixo da linha da pobreza. No Brasil, ela representa 21,4% da população, enquanto em Cuba, 3%. Disso depreende-se que, da população pobre brasileira, uma grande parcela vive em condições sub-humanas. No entanto, da população cubana – nação que conta com muito menos industrialização do que o Brasil – apenas 3% encontra-se nessas condições.

A população pobre, em Cuba, encontra mais facilidades para comprar produtos do que a brasileira, visto que tem uma taxa de inflação mais baixa. E encontra bem mais facilidades para ser atendida caso doente, visto que há cerca de 6 médicos para cada mil habitantes em Cuba, contra cerca de 2,5 médicos para cada mil habitantes no Brasil.

Em suma, a população mais pobre cubana desfruta de uma vida confortável, com baixas taxas de inflação, acesso a hospitais, e a emprego. As classes mais baixas, nos países capitalistas, não desfrutam desses direitos. Em Cuba desfrutam. A isso chamamos socialismo.
(Fontes: ONU, UNICEF, IBGE, FENAFAR, etc.)

Viva Cuba!
Viva o socialismo!


OBS: A partir de 2010 foi extinta a taxa de pessoas abaixo da linha de pobreza, isto graças a varios programas do governo.(Fonte: ONU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Nenhum comentário postado aqui sera excluído porem peço para que não coloquem barbáries, nem achismo, por que este é um blog serio, a e principalmente não coloque tolices preconceituosas, religiosas e etc.